quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Caractere Especial Underscore no Interpretador Python

Um dos motivos para o Python ser a minha linguagem de programação favorita é o fato de que não importa qual sua experiência na área, tem sempre algum excelente recurso escondido que você não conhecia.
Este é um post rápido pra mostrar um pequeno truque que pode ser utilizado no interpretador do Python.
O caractere especial underscore (ou underline, ou traço, ou o diabo a quatro) "_" funciona como um alias para se referir ao último objeto retornado pelo interpretador. Observe o exemplo abaixo e tente repetir você mesmo para entender melhor:
 Se ao invés do caractere underscore você utilizar o último valor retornado pelo interpretador nos exemplos acima o resultado será exatamente igual, pois é exatamente isso que este caractere faz.
E não funciona só com inteiros não. Veja o exemplo da imagem abaixo:
O underscore pode ser de grande ajuda na hora de fazer aqueles testes no interpretador do Python para ver se a nossa lógica está correta.

No desenvolvimento de aplicações este caractere é muito usado para designar "variáveis descartáveis". Por exemplo quando escrevemos "for x in lista:". Muitas vezes a variável designada no loop nem mesmo é utilizada dentro do bloco. Ao utilizar "for _ in lista:" você está designando que a variável definida neste loop não será utilizada dentro dele e, portanto, um programador que estiver vendo o seu código não precisa se preocupar com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário